Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Prefeito Chico Neto participa do I Congresso de Gestão Municipal Eficiente

Claudionor, Chico Neto, Janete Moreira e o secretário de estado
de turismo Adanauer Góes
Por Paulo Zildene

O COIMP – Consórcio Integrado dos Municípios Paraenses está promovendo nos dias 26 e 27, em Salinas, cidade litorânea, o “I Congresso de Gestão Municipal Eficiente: Crise se enfrenta com trabalho e inovação”. O evento realizado pelo COIMP em parceria com o TCM - Tribunal de Contas dos Municípios, TCE – Tribunal de Contas do Estado, FDNE – Fundo Nacional de Educação e governo do estado teve a participação de prefeitos da região nordeste, como o de Capanema, Chico Neto, Santa Luzia, Edno, Bragança, Raimundo, além de alguns secretários.

Procurando capacitar seu secretariado, o prefeito Chico Neto, o vice Claudionor e os secretários de cultura e turismo (Janete Moreira), educação (Eliane Leal), finanças (Luciana), Indústria e Comércio (Marcelo Pierre) e Planejamento (Valry), marcaram presença no primeiro dia, que teve como principal palestrante, o presidente do TCM, Daniel Lavareda.

Segundo Lavareda “para superar a crise, que o país enfrenta é necessário uma gestão eficiente e dinâmica, que se preocupe com a lei de responsabilidade fiscal. Os prefeitos precisam trocar experiência para superar essa crise. Tem prefeito que só espera os repasses constitucionais caírem para trabalhar, e muitos não trabalham para terem receita própria”, destacou o Presidente da Corte de Contas, Daniel Lavareda, dizendo ainda que “o TCM está de portas abertas, para todos os prefeitos, presidentes de câmaras e ordenadores de despesas em geral, para tirar dúvidas, orientar e promover palestras, para capacitar a gestão pública.

E é neste sentido, que o prefeito Chico Neto tem norteado sua administração, sempre buscando conhecimento através da capacitação do seu staff de governo.


Durante o pronunciamento do chefe do controle interno do TCM, Kleber Mesquita, o mesmo destacou “o TCM procura orientar a gestão pública municipal e quando o gestor público persevera no erro, o Tribunal pune reprovando as contas”.

O I Congresso de Gestão Municipal Eficiente, encerra nesta sexta-feira, 27 e abordará neste último dia, os temas Educação (Execução orçamentaria e financeira do Fundeb, dúvidas frequentes), Assistência Social (Cadastro Único e programas sociais), Saúde (SIOSPS – Viabilidade e responsabilidade na aplicação dos recursos púbicos em saúde), Obras públicas (convênios e prestação de contas com a Caixa), Meio Ambiente (municipalização da gestão ambiental), Esporte (interiorização dos programas e projetos desenvolvidos pela SEEL), Funasa (perspectivas de trabalho da FUNSASA com os municípios para 2017), além de outros temas. 

0 comentários: