Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Alunos de Cachoeira receberão Cadernetas de Saúde do Adolescente

Por Janete Moreira

Alunos da rede municipal de ensino de Cachoeira do Piriá começarão a receber, a partir de novembro, a Caderneta de Saúde do Adolescente, que ajudará no acompanhamento das transformações que ocorrem no corpo, dicas de como evitar doenças, cuidados com o corpo e informações sobre os direitos para os alunos que se encontram na idade, entre 10 e 19 anos, fase considerada de mudanças e descobertas próprias da adolescência. A iniciativa, do Ministério da Saúde, por meio do Programa Saúde na Escola, tem no município parceria com as secretarias de Educação e de Saúde.

Em Cachoeira do Piriá esse programa é coordenado pelas pedagogas Elha Martins - Secretaria de Saúde e Maria Iracema Vieira - Secretaria de Educação, que já estão, juntamente com uma equipe de enfermeiros da rede municipal, ministrando palestras sobre esse instrumento elaborado pelo Ministério da Saúde em Parceria com o Ministério da Educação, que propicia uma série de ações voltadas para esta faixa etária, entre estas a integração entre as áreas da saúde e educação.

A caderneta vem favorecer o protagonismo juvenil, com uma estratégia eficaz de promoção da saúde e da cidadania. Apresenta como contexto de discussão: direitos e responsabilidades à saúde, dicas de saúde, crescimento e desenvolvimento, saúde bucal, imunização em adolescentes, alimentação saudável, higiene corporal, direitos sexuais e reprodutivos, sexualidade na adolescência, sexo seguro e projeto de vida.

Já chegaram, duas mil cadernetas e as primeiras serão entregues aos alunos das E.M.E.F. Adriano Gonçalves, Ademir Oliveira, Esperança, Faustino de Brito, Maria Bezerra Pontes, a partir do dia 01 de novembro. Posteriormente, estudantes de outras escolas da rede municipal serão contemplados.

Segundo o secretário de Educação, Danilo Barbosa, com essa caderneta o adolescente vai aprender a cuidar de seu bem-estar físico, emocional, psicológico, espiritual e social, visando uma vida saudável. “A intenção é alertar o adolescente de que ele é o principal responsável pela sua saúde e esse é o primeiro passo para o exercício da sua cidadania”, declarou.

O secretário de Saúde, Messias Rebouças destacou, que a caderneta conterá informações relevantes para os alunos como, por exemplo, as vacinas recebidas na adolescência, peso e altura entre outros dados importantes para acompanhar a sua formação, seu crescimento e o seu desenvolvimento.

Importante ressaltar, que todas as vezes que o adolescente precisar de atendimento médico deverá levar a caderneta, para que o profissional possa anotar as principais informações – comentou a coordenadora do Programa Saúde na Escola, Elha Martins.


De acordo com as coordenadoras, durante a entrega da primeira remessa de cadernetas haverá palestras e apresentações teatrais com danças, voltadas aos alunos, sobre a importância do Programa Saúde na Escola e mais especificamente sobre a importância do uso das CADERNETAS DE SAÚDE DO (A) ADOLESCENTE, visando estimular o cuidado com a saúde, o conhecimento do seu corpo, levando, o mesmo, a perder o medo de procurar atendimento médico.

0 comentários: