Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Bancada paraense no Congresso afirma que quer fortalecer diálogo com gestores municipais

A bancada parlamentar do Pará compareceu para uma conversa com prefeitos eleitos e reeleitos do Estado no último dia do Seminário Novos Gestores para as regiões Norte e Centro-Oeste, quarta-feira, 26 de outubro. Em espaço cedido à Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), os parlamentares falaram em união para o fortalecimento dos Municípios do Estado, independente de posições partidárias.

Estiveram presentes no evento, como representantes da bancada paraense no Congresso Nacional, o senador Paulo Rocha (PT), os deputados Lúcio Vale (PR) e Zé Geraldo (PT) e a deputada Elcione Barbalho (PMDB).


Lúcio Vale reconheceu que os próximos anos, que dão início ao novo mandato de gestão municipal, será de dificuldades, mas que podem se transformar em experiências bem sucedidas. “Acho que dentro das dificuldades, há de se criar oportunidades para os Municípios de vocês”, disse ele aos gestores presentes.

“Vocês vão ter o papel fundamental de melhorar e modernizar a máquina administrativa de seus Municípios”, completou. Ele ainda pediu o estreitamento das relações entre os parlamentares paraenses e os gestores locais: “Peço que utilizem a nossa bancada para que a gente possa brigar pelo nosso Estado.”

O que fazer
Paulo Rocha apontou para os problemas da municipalização das políticas públicas. Segundo ele, à medida que se cria mais programas que compreendem os Municípios, mais encargos são repassados a eles, como o custeio e manutenção das iniciativas. “A grande reivindicação de vocês para a gente deve ser para direcionar as emendas impositivas, de Saúde, para custeio”, disse ele.

Sobre o sentimento de união que deve ser regado e cultivado entre os integrantes da bancada e a liderança municipal, ele prosseguiu: “Temos que nos unir mais em torno de projetos microrregionais, pensar o desenvolvimento das regiões. Contem com a bancada também nesse sentido.”


Fonte: Famep

0 comentários: