Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

MPPA convoca audiência pública para discutir a procissão de Corpus Christi

O Ministério Público do Estado do Pará, por seu representante em Capanema o promotor de Justiça Márcio Silva Maués de Faria, presidirá audiência pública naquele Município, no próximo dia 18 de novembro.

O objetivo desse evento é coletar dados visando a adoção de medidas de salvaguarda da procissão de Corpus Christi de Capanema, nordeste do Pará, como patrimônio imaterial do Estado e de Capanema.

A procissão, tradição religiosa em Capanema, se dá em razão de homenagem à Sagrada Eucaristia durante as comemorações de Corpus-Christi. Para isso, os fiéis confeccionam, durante toda a madrugada, um grande tapete colorido feito com serragem que cobre as ruas do município.

Inquérito civil - No último dia 15 de setembro, o MP de Capanema instaurou inquérito Civil para garantir medidas de salvaguarda da procissão de Corpus Christi do Município.

O MPPA considerou a edição da Lei Municipal n.º 6.277, de 9 de setembro de 2009, que declara a Festa de Corpus Christi integrante do Patrimônio Artístico e Cultural do Município; e a edição da Lei Estadual n.º 7.518, de 5 de maio de 2011, que declara e reconhece como Patrimônio Histórico e Cultural de natureza Imaterial para o Estado do Pará, a Procissão de Corpus Christi na cidade de Capanema.

“Queremos com esta audiência pública estabelecer canais de diálogo com a sociedade propiciando maior transparência e cooperação nas atividades do MPPA, com isso favorecer a aproximação e o debate sobre as principais políticas públicas entre os setores interessados da sociedade e o MP, para assim contribuir para a consolidação do processo e dos instrumentos de participação política da sociedade, por meio da discussão do papel do MP e do seu processo de gestão estratégica, além de colher informações que subsidiem a conclusão do Inquérito Civil nº0082015-MP/3ªPJCAP”, disse o promotor Márcio Silva Maués de Faria.

A Audiência pública acontecerá no próximo dia 18 de novembro, às 18 horas, no auditório Frei Leônidas Vavassori - Igreja Matriz de Capanema.

Fonte: MPE

0 comentários: