Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Prefeito Luiz Bagaceira é afastado por 90 dias



Por Paulo Zildene

Por 8x0, os vereadores de Nova Timboteua afastaram por 90 dias, o prefeito Luiz Carlos Castro (Bagaceira). O pedido de afastamento ocorreu, durante sessão extraordinária realizada, nesta quinta-feira, 29. Somente o vereador George Antônio Batista de Souza, PT do B, não compareceu a sessão. É a primeira vez em 71 anos de emancipação política, que um prefeito é afastado pelos vereadores.

O prefeito Luiz Bagaceira já havia sido afastado por determinação da justiça há três semanas. O pedido de afastamento foi solicitado pelo promotor Herrison Bezerra, onde apontou diversas irregularidades na administração do gestor. Entre as irregularidades citadas pela promotoria no município estão 50 cargos de nepotismo e fraude em licitação para serviço de coleta de lixo.

Sob forte esquema de segurança, que contou com policiais de cidades vizinhas, a 1ª secretária, Ieda Maria da Silva leu na integra a denúncia que foi formalizada por populares. Após a leitura, todos os vereadores presentes justificaram antes de votar pelo afastamento.

Após o placar de 8x0, o presidente do parlamento, Chico do Carlito, PTB, relacionou todos os vereadores, para que fosse sorteada a Comissão Processante. O primeiro a ser escolhido através do sorteio, onde foi utilizada uma urna, foi Zé Odo, PSDB, em seguida, Agnaldo, PT. Os próximos sorteados foi Raimundo Edervanhe, SD, Waldemar, PSDB e Orácio, SD. Todos  se recusaram a preencher cargos na Comissão Processante. Com a desistência dos três parlamentares foi escolhido o edil Totó, PP.

A comissão ficou assim distribuída:
Presidente: Zé Odo, PSDB
Relator: Agnaldo, PT
Membro: Totó, PP

A comissão tem um prazo de 90 dias para concluir a investigação. Após o relatório os vereadores irão se reunir mais uma vez para decidir se votam pela cassação do prefeito Luiz Bagaceira ou não.
Após todo o tramite legal, o vice-prefeito, Adeilson Silva, PT, foi empossado oficialmente no cargo de prefeito. A cerimonia de posse ocorreu no gabinete do presidente da casa de Leis, Chico do Carlito, PTB.

0 comentários: