Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Polícia Federal investiga conflito em Garrafão do Norte

A tensão entre índios Tembé e colonos da Vila de Livramento deixou cinco feridos, três já tiveram alta hospitalar

A Polícia Federal segue, nesta terça-feira (02), para a Vila do Livramento, próximo à reserva indígena do Alto Rio Guamá, em Garrafão do Norte, no nordeste do Estado. Os agentes devem remediar o possível conflito, ocorrido ontem (1°), entre os Índios da etnia tembé e colonos. Pelo menos cinco pessoas ficaram feridas e não há informações sobre mortes.
De acordo com a assessoria do Hospital Metropolitano em Belém, Manuel João de Oliveira, 51 anos, Deusdete Berrez da Silva, 34 anos, e Francidalva de Souza, 31 anos, receberam alta na manhã de hoje. José de Souza, 16 anos e o João Carlos da Silva Braga, 24 anos, ainda permanecem no hospital com o quadro clínico estável.  
Histórico- A fazenda onde ocorreu o confronto pertence a herdeiros da família Mejer Kabacvnik, que recebeu autorização do Incra para ocupar a área limite, mas os colonos invadiram 9 mil hectares da terra indígena, na década de 70.
Após 35 anos de processos judiciais, no último mês de setembro foi concedida uma liminar da Justiça Federal, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), determinando a reintegração para os índios da área de 9 mil hectares. Outra liminar da Justiça Federal, em Paragominas, também deu a reintegração dos índios, em 10 de outubro deste ano. (ORM)

0 comentários: