Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Simineral lança 3º Anuário Mineral do Pará

O Sindicato das Indústrias Minerais do Estado do Pará (Simineral) lança nesta quinta-feira (13), o 3º Anuário Mineral do Pará 2014. Com foco na sustentabilidade e responsabilidade social, a publicação traz como tema “Mineração sustentável. Um legado para nossa gente”. O lançamento ocorre, às 20h, no Espaço São José Liberto, com a presença de autoridades, empresários e fornecedores do setor mineral.
 

Com edição bilíngue (português/inglês), o anuário faz uma radiografia completa da mineração paraense, apresentando ao público o desempenho do setor mineral na balança comercial, saldo das exportações, geração de empregos, projetos de responsabilidade social, ações de sustentabilidade e futuros empreendimentos na região e participação das mulheres na mineração.
 

A publicação traz também informações sobre os municípios mineradores paraenses, sobre os destinos e valores das exportações paraenses, a aplicação do minério no dia a dia, as características de cada tipo de minério e números relacionados à mão de obra e impostos do setor. O anuário terá tiragem de 5 mil exemplares impressos.
 

José Fernando Gomes Júnior, presidente do Simineral, ressalta que o sindicato tem o desafio de tornar, a cada edição, a publicação mais atrativa, abrangendo temas de interesse do setor e da sociedade. “Nesta terceira edição, vimos a necessidade de esclarecer alguns mitos sobre o setor. A sociedade, de uma forma geral, precisa saber que todas as ações que realizamos são pautadas no respeito ao meio ambiente.  Somos um estado minerador por excelência, que faz mineração na Amazônia, e isso por si só é um case de sucesso. Com o Anuário temos a oportunidade de mostrar os benefícios do setor mineral”, afirma o executivo.

Desbravadores
Além de trazer uma radiografia completa do setor mineral, o Anuário contará com dois capítulos especiais: o de sustentabilidade e o dos pioneiros na mineração paraense. No capítulo de sustentabilidade poderão ser conferidos os projetos e ações socioambientais das empresas associadas ao Simineral. Já o capítulo dos pioneiros retrata a saga dos desbravadores, que relatam os detalhes da descoberta das primeiras jazidas minerais e da expansão do setor no Pará.

Dia da Mineração
Uma Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) marcará o Dia Estadual da Mineração, que é comemorado no dia 14 de março. A solenidade será realizada nesta quinta-feira, às 9h, no auditório João Batista da Alepa, com a presença dos deputados da Casa, do presidente da Frente Parlamentar da Mineração de Minas Gerais, Gustavo Corrêa, além de representantes do setor mineral. A fixação da data comemorativa (14 de março), que faz parte do calendário paraense, foi uma iniciativa do deputado Raimundo Santos, presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da Mineração no Pará. Em 1967, na mesma data, deu-se início à pesquisa mineral na região de Carajás.

Fonte: Assessoria de Imprensa

0 comentários: