Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Prêmio de jornalismo incentiva divulgação do turismo no Pará

A segunda edição do Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” está com inscrições abertas até o dia 20 de novembro.  Dividido em jornalismo impresso, on-line, radiojornalismo, telejornalismo e fotojornalismo, o concurso premiará as melhores matérias jornalísticas que divulguem o Pará como destino turístico. Idealizado pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet Pará) e Companhia Paraense de Turismo (Paratur), o prêmio foi criado com o propósito de atrair a atenção da mídia nacional e internacional para o turismo do Pará.

Poderão concorrer ao prêmio, trabalhos jornalísticos veiculados no período de 1º de janeiro a 20 de novembro de 2012, no Brasil e em outros países, por meio de jornais, revistas, rádio, emissoras de televisão e sites de notícias, de acordo com a categoria. Os critérios de avaliação obedecem aspectos como qualidade editorial, recursos, criatividade, inovação, estratégia utilizada, serviços e pesquisas de interesse do público-alvo, além da adequação ao tema, que deve estar em sintonia com o Plano Ver-o-Pará.
 
O enfoque deve contemplar a promoção de roteiros ou produtos, projetos, ações e demais aspectos turísticos desenvolvidos ou em fase de desenvolvimento, e promover eventos de relevante importância para o desenvolvimento do turismo no Pará. Tanto o secretário de Estado de Turismo do Pará, Adenauer Góes, como a presidente da Paratur, Socorro Costa, apostam no II Prêmio de Jornalismo em Turismo “Comendador Marques dos Reis” como o evento que vai marcar o lançamento do novo material promocional do Estado, agora totalmente adequado às exigências do Plano Estratégico de Turismo Ver-o-Pará. A nova marca turística, inspirada em grafismos marajoaras, tapajônicos e araguaias, combinados com a cor e características dos derivados do açaí, dará o tom do material, associado ao slogan "Pará, a obra-prima da Amazônia".

Prêmio - Esta segunda edição do prêmio foi lançada durante a Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), que aconteceu em junho deste ano em Belém, uma realização da Companhia Paraense de Turismo (Paratur) e Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Estado do Pará (Abrajet Pará), com apoio da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), Abrajet Nacional e Sindicato dos Jornalistas do Estado do Pará (Sinjor). A premiação, que totaliza R$ 115 mil, de acordo com cada categoria, acontece dia 6 de dezembro, em evento que marcará o balanço das ações voltadas ao turismo paraense entre 2011 e 2012.

As matérias devem abordar um ou mais produtos turísticos presentes nos municípios considerados prioritários pelo Ver-o-Pará, conforme o regulamento disponível no site www.premiodejornalismo.blogspot.com.br, onde também está a cópia do Plano. O prêmio é uma forma de estimular os profissionais de comunicação a divulgar positivamente o Pará, nos aspectos que são mais marcantes para o turista que visita o Estado, como a cultura, a natureza e a gastronomia.

Homenageado - O Prêmio de Jornalismo em Turismo é uma homenagem ao Comendador Joaquim Marques dos Reis, uma das personalidades mais importantes para o turismo no Brasil e Portugal. Nascido em Vilar Torpim (Portugal), aos 14 anos, já em Lisboa, ele embarcou no navio Anselmo para atravessar os mares em busca de um novo mundo. A chegada em Belém do Pará aconteceu em 26 de novembro de 1936. Em meados de 1948, ingressou no jornalismo, na extinta Folha do Norte, a convite de Paulo Maranhão, então proprietário do veículo. Por volta de 1954, Marques dos Reis passou a assinar uma página inteira chamada Terras de Portugal, na Folha do Norte. Foi pioneiro também no turismo, organizando a primeira viagem de turismo entre Belém e Lisboa, ação que lhe rendeu homenagens do governo brasileiro e de Portugal.

Inscrições - As inscrições podem ser feitas na Companhia Paraense de Turismo (Paratur). Informações, regulamento, notícias e ficha de inscrição estão disponíveis no blog do prêmio (http://premiodejornalismo.blogspot.com.br/). Já os trabalhos devem ser entregues na Gerência de Comunicação da Paratur, localizada à Praça Maestro Waldemar Henrique, s/n, bairro do Reduto. O CEP para envio de documentos postados é 66.010-040 (Belém - Pará - Brasil).

INFORMAÇÕES

Gerência de Comunicação
Companhia Paraense de Turismo - Paratur
Site: http://www.paraturismo.pa.gov.br/
Blog: http://www.turismoparaense.blogspot.com
Twitter: @paratur_pa
Facebook: www.facebook.com/paratur
E-mail: turismoparaense@gmail.com
Tel.: +55 (91) 3212-0575 (Informações Turísticas)
Cel.: +55 (91) 8842-8129
Fonte: Paratur

0 comentários: