Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Universalização da biblioteca nas escolas é tema de ciclo de palestras no MPF em Belém

O Ministério Público Federal no Pará (MPF/PA ) promove em Belém, de 24 a 28 de outubro, a Semana do Livro e da Biblioteca do MPF/PA, com o tema “Universalização da Biblioteca nas Escolas e Acessibilidade à Informação”, objeto da lei federal 12.244 (lei da universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do país).

O objetivo é demonstrar a importância da biblioteca do MPF/PA como área de apoio às atividades da instituição e promover o incentivo à leitura e o acesso ao livro e à informação. O evento também procura inserir temas atuais e relevantes de atuação do MPF/PA, conectados com as atividades desenvolvidas pela biblioteca. Este ano, além dos usuários da biblioteca do MPF/PA, o público-alvo abrange profissionais e estudantes da área jurídica e da informação.

A programação (veja abaixo) prevê duas palestras dia 27, quinta-feira, no auditório da Justiça Federal, a partir das 16 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas em http://bit.ly/Semana_Bibli_2011.

Serviço:
Ciclo de palestras Universalização da Biblioteca nas Escolas e Acessibilidade à Informação
Data: 27/10 (quinta-feira)
Horário: 16 às 19 horas
Local:  auditório da Justiça Federal – Rua Domingos Marreiros, 598 -  Umarizal (entre Generalíssimo e 14 de Março).
Inscrições: Gratuitas e pela página http://bit.ly/Semana_Bibli_2011

Programação:
16 horas - Abertura do Evento
Procurador-Chefe da Procuradoria da República no Estado do Pará

Palestra 1: A atuação do Ministério Público Federal em defesa dos direitos constitucionais do cidadão: uma abordagem sobre a fiscalização dos recursos públicos, com ênfase ao direito à educação

Palestrante: Alan Rogério Mansur Silva – Procurador da República; Procurador Regional dos Direitos do Cidadão do Ministério Público Federal no Estado do Pará. Exerce, ainda, o cargo de Diretor de Comunicação Social da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR)

Palestra 2: Panorama e expectativas quanto à universalização das Bibliotecas nas Escolas do Brasil: a visão social e pedagógica da Lei federal n. 12.244, de 24 de maio de 2010

Palestrante: Hamilton Viera de Oliveira – Professor Adjunto da UFPA, lotado no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - Faculdade de Biblioteconomia. Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador, no Pará, do Projeto “Um Computador por aluno do Ministério da Educação”

18 horas: Lançamento do Projeto “Livro leve e solto”
Equipe da Biblioteca

Saiba mais:

A Semana Nacional do Livro e da Biblioteca foi instituída pelo decreto nº 84.631, de 9 de abril de 1980, com início em 23 de outubro e término em 29 do mesmo mês, sendo a última data consagrada ao Dia Nacional do Livro, pela lei nº 5.191, de 18 de dezembro de 1980 (www.cultura.gov.br).

A lei nº 10.753, de 30 de outubro de 2003, que institui a Política Nacional do Livro, assegura ao cidadão o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro, informando que o livro é o meio principal e insubstituível da difusão da cultura e transmissão do conhecimento, do fomento à pesquisa social e científica, da conservação do patrimônio nacional, da transformação e aperfeiçoamento social e da melhoria da qualidade de vida.

Também em outubro se comemora o Dia Nacional da Leitura e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura. É o que dispõe a lei nº 11.899, de 8 de janeiro de 2009. De acordo com esse diploma legal, o Dia Nacional da Leitura é comemorado no dia 12 de outubro e a Semana Nacional da Leitura e da Literatura será aquela em que recair o Dia Nacional da Leitura.

Fonte: MPF

0 comentários: