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Pará Notícias

Um novo conceito

Serviço de agendamento para emissão de RG representa avanço para o cidadão

Quem precisa tirar o documento de identidade não precisa mais enfrentar longas filas. A emissão do RG pode ser programada por meio do agendamento eletrônico com hora marcada. Quatro postos, localizados na BR-316, Jurunas, Guamá e Nazaré atendem exclusivamente a esses pedidos, o que diminui o tempo de espera. Desenvolvido pela equipe de informática da Polícia Civil, o serviço entrou em funcionamento em fevereiro deste ano e já foi utilizado por 78.539 usuários. Até agora já foram feitos 44.490 agendamentos pela internet e 34.049 agendamentos pelo Call Center.

Para Ricardo Paula, diretor de identificação da Polícia Civil, o agendamento eletrônico para a emissão de carteira de identidade é um avanço no atendimento ao público. “O serviço está sendo de grande importância para a corporação sob o ponto de vista social, mas a principal vantagem é para a população, que evita muitos transtornos. Não é preciso acordar cedo e nem enfrentar longas filas. A gente entende o desgaste das pessoas e esse serviço veio para facilitar e dar conforto a elas”.

Existem duas alternativas para solicitar o agendamento eletrônico: pelo site www.policiacivil.pa.gov.br, onde o solicitante receberá o número do protocolo via e-mail, após preencher um formulário; ou pelo o Call Center, onde o número do protocolo é fornecido pelo atendente. O atendimento por telefone funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h, pelos números 4006-9002, 4006-9020 ou 4006-9046. O serviço de agendamento e emissão de Carteira de Identidade é gratuito. Para ser atendido com hora marcada é necessário apresentar o número do protocolo e a documentação exigida, como certidão de nascimento.

Os agendamentos podem ser cancelados a qualquer momento pelo mesmo sistema em que foi marcado. O processo tradicional (sem agendamento) de retirada de Carteira de Identidade continua funcionando normalmente. A distribuição de senhas começa às 7h30. Veja a lista completa de postos e endereços no link ‘identificação’, localizado na lateral esquerda do site www.policiacivil.pa.gov.br.

Veja a lista de documentações para retirar a Carteira de Identidade:

• Certidão de Nascimento (no caso de pessoa solteira) ou de Casamento: Original ou cópia devidamente autenticada (a certidão não deverá ter rasuras e deve estar legível. Nas primeiras vias, é obrigatória a apresentação de certidão original. Para emissão do documento para adolescentes de 16 anos, é obrigatória a presença do responsável).

• Duas (02) fotografias 3 x 4 recentes, iguais e de impressão não-digital.

• Qualquer documento usado como comprovante de residência, como conta de luz, água ou de telefone, que esteja em nome da pessoa ou parente.

• Em caso de perda do documento, para retirar a segunda via é necessário o pagamento da taxa no valor de R$ 29,63.


Fonte: Secom

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