Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Prefeituras do Nordeste recebem tratores da Sagri

Agricultores familiares de Bujaru e Igarapé-Açu, no nordeste do estado, vão ser beneficiados com o repasse de duas motoniveladoras. As máquinas serão usadas na recuperação de estradas vicinais por onde é transportada a produção agrícola dos dois municípios. A entrega foi feita nesta quinta feira, 11, na granja da Secretaria de Estado de Agricultura, em Ananindeua.

As chaves dos tratores foram entregues pelo Secretário Especial de Produção, Sidney Rosa, e pela diretora adjunta da Sagri, Eliana Zacca, aos prefeitos de Bujaru, Lúcio Bittencourt, e de Igarapé-Açu, Sandra Uesugi. As máquinas já entram em operação na próxima semana e vão reduzir em até 50% o trabalho de recuperação das estradas.

Em Bujaru e Igarapé-Açu são mais de 600 km de ramais que unem as colônias agrícolas aos centros de comercialização da produção. A recuperação das vicinais é a maior reivindicação dos produtores, que hoje enfrentam grande dificuldade para transportar mercadorias em estradas destruídas pelas chuvas.

A mandioca é a principal cultura nos dois municípios que exportam a farinha para a capital e outros municípios e também para o Amapá e Amazonas. A fruticultura, a pimenta e o dendê já começam a despertar o interesse dos agricultores. As motoniveladoras foram adquiridas por meio de emenda parlamentar do deputado federal Roberto Faro, que também esteve presente na entrega das máquinas. O valor total foi de R$ 1,1 milhão, sendo 10% de contrapartida do governo do estado.

Os estudantes, filhos de agricultores, também serão beneficiados pelo trabalho das máquinas. Com as estradas recuperadas, o ônibus escolar levará menos tempo para chegar à escola e os alunos também chegarão mais cedo em casa. Isso significa crianças menos cansadas e com maior rendimento escolar.

0 comentários: