Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Jordy diz que relação da Vale com estados produtores é "vampiresca"

O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) criticou a relação entre Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) e os estados produtores de minério. Citou o caso do Pará e a exploração de matéria-prima para produção de ferro. Foi durante a votação de um requerimento, na Comissão de Minas e Energia, para ouvir representantes da empresa e do Governo Federal sobre o débito com entes da Federação que chegaria aos R$ 5 bilhões.“A relação da Vale com os estados produtores de minério de ferro, particularmente o Pará, é bastante vampiresca. É uma relação que, de fato, tem muita a ser explicada”, disse o deputado.

Jordy se refere à Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM) que é devida por quem produz minérios no Brasil. Os recursos da CFEM são distribuídos da seguinte forma: 12% para a União, 23% para o Estado onde ocorre a extração e 65% para o Município produtor. Esta compensação é de até 3% do valor do faturamento líquido resultante da venda do produto mineral, obtido após a última etapa do processo de beneficiamento, antes de sua transformação industrial.

Só que divergências de cálculos ocorridas entre a direção da Vale e do departamento responsável por este setor no Brasil (DNPM) levou ao não repasse bilionário por parte da mineradora. No caso do Pará, a Justiça determinou que a Vale depositasse cerca de R$ 800 milhões em juízo até que a questão seja resolvida. Arnaldo Jordy espera que durante o encontro aprovado na Comissão, esta situação possa ser debatida com maior clareza. “Não podemos aceitar esta condição de almoxarifado a que estes estados estão submetidos”, acrescentou.

Fonte: Assessoria parlamentar

1 comentários:

Anônimo disse...

ESPERO QUE OS DEPUTADOS FEDERAIS ELEITOS NO PARÁ , PARA DEFENDER NOSSO ESTADO , SE JUNTEM AO SENHOR DEPUTADO FEDERAL ARNALDO JORDY PARA SOMAR FORÇAS NESTA QUESTÃO, PORQUE O Q VEMOS É DEPUTADOS ELEITOS POR NÓS A DEFENDEREM SÓ SEUS INTERESES PARTICULARES OU DE PESSOAS LIGADAS A ELES , PARABENS AO DEPUTADO ARNALDO JORDY E SENADOR FLEXA RIBEIRO, POR ELES ESTAREM DEFENDENDO O NOSSO PARA, INDEPENDENTE DA BANDEIRA PARTIDARIA.