Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

A pedido de Jordy comissão aprova audiência sobre Belo Monte

A Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (13) requerimento, de autoria do deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), que pede a realização de audiência pública na Casa para discutir os impactos sociais e ambientais com a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. O deputado informou que pretende ampliar o debate sobre o tema. Ele tentará aprovar requerimentos em outras comissões da Casa.

Na semana passada, foi realizado, em Belém, encontro para discutir Belo Monte com ribeirinhos, entidades de defesa dos indígenas e representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT). Jordy justifica que a situação de Belo Monte, que será erguida no Rio Xingu, precisa ser debatida dentro do Congresso Nacional por conta dos graves impactos para o povo da região.

Ele disse que convidará os mesmos representantes que estiveram presentes no encontro no Pará. “Queria que a Câmara também pudesse ouvir os depoimentos que ouvimos lá na audiência em Belém”, acrescentou. O parlamentar culpou o governo federal sobre a falta de planejamento e de mensuração dos efeitos negativos de um empreendimento como Belo Monte. A barragem deve atingir pelo menos 16 nações indígenas. Serão desviados quase 100 km de um dos trechos no Alto Xingu.“Quem poderia imaginar que o Partido dos Trabalhadores pudesse estar praticando ações desta natureza, ou seja, desrespeitando tudo aquilo que foi bandeira de luta durante décadas de todos aqueles que neste país se preocuparam com os direitos humanos”, criticou o deputado do PPS.

 
Fonte: Assessoria parlamentar

0 comentários: