Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Exclusivo: Derrota anunciada - Eslon perderá presidência da CMC

Por Paulo Zildene

Antes mesmo de iniciar a sessão, que definirá o próximo presidente da Câmara Municipal de Capanema [2011-2012], às 19h desta segunda-feira [15], Eslon Aguiar - PR saberá que o seu dinheiro não conseguirá reverter à maior derrota já anunciada dentro da Casa de Leis. A chapa montada por ele [Oscar Ishii – PRTB na presidência], segundo informações de bastidores, perderá. E com ajuda de vereador do seu partido.

Ontem [14] recebi um telefone de um dos vereadores da oposição preocupado com o rumo das eleições para a próxima administração. O mesmo informou que está articulado para desbancar o esquema do prefeito Eslon dentro do legislativo.

Entenda o caso


O prefeito tinha um compromisso moral com o vereador Irmão Marco – PR. Elegê-lo presidente da câmara. Mas, com o passar dos tempos, o prefeito viu que as coisas já não poderiam ser firmadas por diversos motivos.

Um deles é o posicionamento político de Marco Antonio. Preocupado com seu futuro político, o parlamentar iniciou um série de discordâncias nas atitudes tomadas por Eslon à frente da administração pública. E não foram uma, mas várias criticas.

Foi aí que iniciou o que seria uma das maiores queda de braço entre vereador e prefeito.

Sabendo que não teria mais a preferência do prefeito para apoiá-lo à presidente, o parlamentar iniciou uma articulação pelos bastidores para que à presidência não caísse na chapa formada pelo prefeito.

Irmão Marco Antônio chegou a montar a chapa “União e Resistência”, que era formada por ele como presidente e Edinho como vice. A chapa foi registrada no cartório de notas. 

Nesse meio tempo Eslon teria, segundo informações, chamado a vereadora de oposição, Walmicélia Moraes – PMN [1.344 votos] e seu irmão, derrotado no dia 3 de outubro a câmara federal, Walry Moraes, para conversar baixinho, ou melhor, de pé de orelha.

Mas, pra que Eslon Aguiar – PR chamaria os Moraes para conversarem, sabendo que eles “são” [sic] inimigos políticos?

Para melhor esclarecer, Eslon premeditando ou não uma derrota na presidência da CMC, se muniu de todas as armas política.

Por ser a segunda mais votada, Walmicélia ficaria como segunda opção para disputar a presidência da câmara.

A segunda chapa composta pelo prefeito ficaria com Walmicélia Moraes - PMN, como presidente e Rubens Anselmo – PR como vice. Os demais cargos seriam distribuídos entre, Pedro Abraão – PP, Eliane Leal – PRTB e Oscar Ishii - PRTB. Totalizando cinco votos.

Por esses [$$$] motivos, o ex-taxista Walry Moraes foi ajoelhar-se aos pés da sua majestade, Eslon Aguiar.

Só que por esse contexto, Eslon se esqueceu de um pequeno detalhe.

Como Irmão Marcos resolveu mostrar para que foi eleito, se rebelou contra o prefeito, tratou de montar trincheira para contra atacar e articulou outra chapa com muita sabedoria.

O ex-candidato do prefeito migrou para o lado da oposição e registrou em cartório a chapa “União e Força”. Nome bem sugestivo para quem pretende aniquilar os últimos dois anos de indigestão do prefeito.

Sabe por que Irmão Marcos procurou abrigo na trincheira da oposição para peitar e desbancar o prefeito?

Porque sabia que em caso de empate 5X5 ganha quem obteve nas urnas a maior votação.

Pois bem. O tiro acertou diretamente o pé do prefeito e toda sua bancada na casa de Leis.

Isso mesmo.

Segundo a Lei Orgânica do Município, em uma emenda para as eleições da casa, [se não me falha a memória] o artigo [20 ou 21] diz que “em caso de haver três escrutínios secreto permanecendo empate” vence o que obteve a maior votação nas eleições, e neste caso adivinhe quem vencerá do prefeito? Edson Maciel – PV, que conquistou nas urnas 1.359 votos.

Edinho, como é conhecido em Capanema vai esnobar todo poder econômico do prefeito.

A Chapa “União e Força”, composta por Edinho na presidência, Irmão Marco – PR na vice-presidência, Carioca 1º secretário, Chico Adalgiso como 2º secretário e Antonio Maria na suplência, pretendem esmagar o prefeito e toda sua cúpula nesta segunda-feira, dia de eleição. 

Tramites 


A Chapa “União e Força” tratou de fazer um longo caminho para chegar aonde chegou.

Se precavendo da eventualidade de haver uma guerra no tapetão [justiça] os vereadores não deixaram nenhum ato irregular.

O caminho que percorreram dentro da legalidade para disputar a eleição:

1. Registrar a chapa no cartório de notas
2. Solicitar pedido de registro de chapa na secretaria da câmara.
3. Comunicar o pedido de registro de chapa para o presidente da câmara, com uma cópia do registro do tabelionato de notas.
4. Autorização dos vereadores.
5. Certidão do cartório do registro da chapa.

Tudo legal. Na ordem cronológica ou não, o registro da chapa está feito. E vencerá, pelo que tudo indica.

O Blog entrou em contato com outros edis para saber os bastidores da eleição..

Segundo Antonio Maria – PT “não tem como a outra chapa entrar com impugnação, pois todos os cuidados foram tomados. Os prazos foram cumpridos a risca”, enfatizou.

Ameaça


Segundo o vereador Irmão Marco – PR “o prefeito me traiu. Ele disse que eu não tinha voto dentro do parlamento”, disse.

Por outro lado, o parlamentar ainda esticou a conversa dizendo que o prefeito o ameaçou dizendo que colocaria outro vereador na disputa, caso ele insistisse em disputar a eleição.

“Se você insistir na disputa coloco Walmicélia para ser a minha candidata”, revelou irmão Marco, durante uma conversa que teve com o prefeito Eslon.

Mas, não parou por aí as ameaças do prefeito. Irmão Marco revelou que o prefeito iria “expulsá-lo do PR – Partido da República por infidelidade partidária”, comentou o edil pelo telefone ao Blog.

Para quem imaginava que Irmão Marco iria acatar as ordens do prefeito, deve ter ficado perplexo com sua decisão de desbancar sua majestade.

“Eu vou declarar perseguição política se ele me expulsar do partido”, disse Irmão Marco Antonio – PR.

Estado de sítio


Preocupados com o que pode acontecer devido às eleições para presidente da Casa, alguns cuidados foram tomados, segundo revelou um parlamentar.

“Estamos com medo de seqüestro. Desse povo espera-se de tudo. Então a ordem é andar a família junta ou não sair para nenhum canto, a não ser para a sessão de eleição”, declarou o vereador que não quis que seu nome fosse revelado.

Compra-se


Há forte comentário pelos bastidores de Capanema, que cada vereador tem um preço. Não que seja regra, mas segundo outro vereador, que preferiu não se identificar, afirmou que “o prefeito tem R$ 300 mil para comprar um dos cinco vereadores que compõe a chapa União e Força”, declarou.

Para confirmar se o nome da chapa realmente tem caráter e personalidade, telefonei para o parlamentar Antonio Maria – PT.

- Vereador, há comentários de um colega seu de parlamento que o prefeito tem R$ 300 mil para desarticular sua chapa, ou melhor, vai comprar um de vocês, conforme foi relevado.

Comedido nas palavras e altamente correto nas decisões, o petista Antonio Maria respondeu de forma seca e direta.

“Na nossa chapa tem homem, não moleque. Nossa chapa não será desfeita por dinheiro nenhum”, afirmou Antonio.

Pelo contexto se ninguém se vender antes da votação teremos uma fornte oposição contra o prefeito Eslon Aguiar.

Entre fatos e argumentos no desenrolar da votação de hoje às 19h, o prefeito finalmente será engessado politicamente.

Esse fato me faz lembrar a primeira eleição do prefeito. Eslon perdeu a 1º disputa ao executivo com todo poder econômico que possui e neste caso, seu dinheiro não valerá o que o gato enterra, pelo menos para os vereadores da oposição, pois quando o terceiro escrutínio for aberto [se houver], saberemos que Eslon perderá sua supremacia no município, pois creio que até suas contas serão revista com mais acuidade, aliás, se fosse Pedro Abraão – PP, atual presidente da casa que esta saindo teria muito cuidado ao bater de frente com a oposição.

Segundo um vereador aliado de Eslon “eles ‘oposição’ vão fazer uma devassa nas contas de Pedro Abraão, e não adianta esconder documentos, eles vão fazer auditoria para encontrar um papel fora do lugar para fritá-lo”, revelou fontes fidedignas do Blog.


Vida longa ao Rei!

18 comentários:

Anônimo disse...

Hoje estlon martins saberá que seu dinheiro não compra tudo. E de quebra sairá humilhado depois da sessão, mesmo que ele diga que não se meteu na disputa pela presidencia da camara.

Sabe, sseu prefeito, vá se catar!

Anônimo disse...

uuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!, vai tarde, prefeito, vai tarde!

Anônimo disse...

o eslon martins plantou o que colheu, e nesse caso ele colhecu o mau

Anônimo disse...

A vigança é um prato que se come frio.

Anônimo disse...

Bem feito prefeitinho o senhor vai perder por ser incopetente e arrogante com os servidores públicos, ganhou uma derrota para nunca mais se menter a sabichão e espertalhão.

Espero que tenha aprendido se o fato se consumar mesmo.

Anônimo disse...

Pega fogo, cabaré!

SBX

Anônimo disse...

Meu caro jornalista paulo, ao receber seu e-mail por telefone, fui checar sua matéria. Brilhante. Espetacular e sábia.

O dinheiro nem sempre compra tudo.

Se o prefeito perder, como você anunciou, teremos convicções que Eslon Martins será prefeito de um único mandato.

Todos nós capanemenses sabemos que ele apoiou Simão Jatene para governador, mesmo não aparecendo no palanque.

Só, meu caro, que mesmo que Jatene o ajude será somente no quarto ano de governo do Eslon, pois o orçamento do estado não será alterado para ajudar municípios, e sim os custeios da máquina pública que seria os investimentos.

Jatene fala isso em qualquer encontro.

Então, jornalista, Eslon amargará uma derrota, seu governo esta fadado ao fracasso, pois não disse para que veio.

Não adianta ele fazer a Jarbas Passarinho com pista de outro e acostamento com platina e placas de brilhantes, não adianta, Eslon será prefeito de um mandato, perdeu antes do final do mandato.

Isso porque ele enganou o povo, ludibriou, como os jovens falam.

Por tudo isso e mais coisas que vejo seu fracasso definitivamente com a perda da presidência para Edinho que soube com muita elegancia bater de porta em porta dos colegas para convencê-los que ele cumpre acordos.

Uma pena, Eslon Martins tem o que merece e padecerá na boca do povo, pois todos saberão da derrota que vai colher na sessão de hoje.

Um excelente feriado pra você, nobre jornalista.

Solano.

Anônimo disse...

Não creio na derrota do prefeito. Hoje sei que ele tá correndo pra tudo que é lado para reverter a situação.

Quero ver sua matéria depois da vitória do prefeito.

Anônimo disse...

Não creio na derrota do prefeito. Hoje sei que ele tá correndo pra tudo que é lado para reverter a situação.

Quero ver sua matéria depois da vitória do prefeito.

Anônimo disse...

Quero poder olhar na cara do Valri e ver que a irmã dele, mesmo tentando fazer acordos escusos não será e jamais será presidente da nossa câmara, pois ela será vereadora de um só mandato.

Anônimo disse...

Eita, acredito que o prefeito reverta isso até as 19 horas de hooje.

Anônimo disse...

Zildene, bom dia!

Eu acho incrível que vocês atribuem o futuro político do nosso Prefeito a presidencia da CMC?
Se o Edinho for o novo presidente, isso nada terá haver com o governo do Prefeito. Não se esqueçam que ele detém a maioria na casa de leis e presidente não vota.
Uma sugestão: entre em contato com o Prefeito e ouça o lado dele, assim como ouviu a oposição.
Eita, que aqui vem comentaristas que comenta 10 vezes e só mudam o nome, mas a peça é a mesma. kkkkkk

Jornalismo Político disse...

Meu caro anônimo das 09:49.

Conforme sugestão liguei para o prefeito às 10:18, mas o mesmo não atendeu, então, isso significa que ele não quer comentar o assunto.

O número do prefeito deve ser o mesmo, com final [08] e ele tem o meu número e não retornou.

Lamento, tentei falar com ele.

Comentado o que você escreveu, não tenho como identificar quem escreve o mesmo recado zilhões de vezes, pois no mural de recados acontece o mesmo.

Só para informação o blog está neste momento com 48 internautas on line, então como afirmar que é o mesmo internauta.

Sabe, anônimo, com o passar dos tempos agente até aprende a identificar quem escreve várias vezes nos meus veículos de comunicação, aliás, tem amigos meu que é craque em fazer isso.

Fazer o que. Cercear? Não, isso não é o meu papel.

Sobre a maioria na câmara, acho que ele pode até ter, mas se tivesse ganharia a eleição, que acho que não ganha, mas como até boi "avua", como diz o deputado federal Gerson Perez - PP acho que ele pode reverter à situação em que se encontra.

Com relação ao futuro político do prefeito dentro da câmara, se ele perder a maioria terá dificuldades, pois se depender do irmão Marco, o prefeito não contará mais com seu voto.

E só não contará se não for de interesse do povo.

Não se esqueça disso, caro anônimo.

Grato pelo comentário, um forte abraço,

Paulo Zildene

Anônimo disse...

o GOVERNO DO ESLON É UMA PIADA PRONTA.

Anônimo disse...

A arrogância de Eslon Martins tem hora e dia para terminar.

Anônimo disse...

Seu reinado está chegando ao fim, aos pouco, mas está chegando

Anônimo disse...

CARO PAULO

LI SUA POSTAGEM E RESPONDO QUE O CELULAR DO PREFEITO NÃO TERMINA MAIS COM [08] ESSE JÁ NÃO EXISTE HÁ MUITO TEMPO E ELE NEM DEVE TER O SEU NÚMERO

ABRAÇO
SECRETÁRIO DA PMC

Anônimo disse...

DEPOIS DA VITÓRIA DO JATENE (CANDIDATÍSSIMO DO PREFEITO), ATÉ O WALRI JÁ ESTÁ DO LADO DO PREFEITO, E INTELIGENTEMENTE COMO SEMPRE FOI, CONTINUARÁ. ELE PODE SER TUDO, MENOS, BURRO.

...E QUEM GARANTE QUE O VEREADOR EDINHO NÃO CONTINUARÁ NO PALANQUE DO PREFEITO NA PRÓXIMA ELEIÇÃO PARA PREFEITO??? jÁ LEVARAM ISSO EM CONTA?