Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Ana Júlia fez mais pelos pescadores, diz ministro Gregolin

A candidata ao governo do Pará pela Frente Popular Acelera Pará, Ana Júlia Carepa (PT), participou, ao lado do ministro da Pesca, Altemir Gregolin, de uma grande reunião com dirigentes de associações, colônias e sindicatos de pescadores de vários municípios paraenses, na noite desta terça-feira, 31, no Palácio dos Bares, bairro da Condor. “De todos os governos no Pará, não teve nenhum que fizesse mais pelos pescadores do que a Ana Júlia fez. Ela foi a primeira do Brasil a criar a Secretaria Estadual da Pesca e Aquicultura (Sepaq)”, destacou o ministro.

A plenária reuniu cerca de 500 lideranças da área da pesca paraense, representando milhares de trabalhadores do setor. “O Pará é o segundo maior produtor de pescado do país e estamos caminhando a passos largos para o primeiro lugar”, destacou Ana Júlia, acrescentando que a sua gestão “implementou mais do que uma política de pesca, mas uma política de governo, que envolveu vários órgãos do Estado, como a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural), Secretarias da Fazenda (Sefa), de Meio Ambiente (Sema) e de Agricultura (Sagri)”.

O governo Ana Júlia fortaleceu a assistência técnica ao setor pesqueiro artesanal, concedeu incentivos fiscais e subsídios ao setor industrial, desenvolveu a psicultura, realizou o censo da pesca, estimulou a pesquisa para o setor e desenvolveu projetos de estímulo à pesca esportiva e à produção de pirarucu, criou estações de produção de alevinos em Santarém, Curuçá e Terra Alta e, em parceria com o Ministério da Pesca, já instalou 15 fábricas de gelo, repassaram 42 caminhões frigoríficos e reformaram mercados de peixe em vários cantos do Pará, em parceria com o Ministério da Pesca.

“Estamos investindo pelo menos R$ 250 milhões no Pará, através do seguro defeso e infraestrutura”, assegurou o ministro. Ele ressaltou os avanços implementados pelo presidente Lula, como a Lei da Pesca, que reconheceu o trabalho do pescador, equiparando-o ao agricultor. Ele também destacou os direitos previdenciários e o seguro defeso, que já beneficia mais de 100 mil pessoas no Pará. “Nenhum presidente fez mais pelos pescadores do que o Lula. Ninguém olhava para os pescadores. Pelo mesmo motivo, Ana Júlia merece ser reeleita por mais quatro anos com os votos dos pescadores e pescadoras”, conclamou Gregolin.

“As políticas públicas chegaram aos pescadores e aos ribeirinhos. Temos o compromisso de reeleger Ana Júlia no Pará e eleger Dilma Rousseff (PT) a primeira presidente do Brasil”, destacou José Cícero, dirigente da Colônia de Pescadores Z-81, de Moju. “Em nome dos pescadores de São Sebastião da Boa Vista e do Marajó, todos nós pescadores estamos gratos à Ana Júlia por ter criado a Secretaria da Pesca”, disse Alex Meireles, de São Sebastião.

Também participaram, além de a vários candidatos ao legislativo, a prefeita de Santarém e coordenadora estadual da campanha de Dilma, Maria do Carmo Martins (PT), o candidato ao Senado Paulo Rocha (PT), o vice-prefeito de Curralinho e dirigentes de associações, sindicatos e colônias de pescadores dos municípios de Tucuruí, Bragança, Moju, Baião, Mocajuba, São Sebastião da Boa Vista, Soure, Muaná, Salvaterra, Ponta de Pedras, Quatipuru, Tailândia, Bujaru, Jacundá, Curralinho, Palestina, Brejo Grande do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Itaituba, ilhas de Ananindeua, além da Central das Colônias de Pescadores do Sul e Sudeste do Pará.


Fonte: Assessoria de imprensa

0 comentários: