Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Ricardo Lewandowski chega a Belém para visitar a Ilha do Combú

Observar um recorte da realidade geográfica do Estado do Pará. Saber das dificuldades naturais que acabam muitas vezes por comprometer o trabalho da Justiça Eleitoral e as providências, principalmente em ano de Eleições Gerais.

É com esse intuito também que Enrique Ricardo Lewandowski, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ministro do Superior Tribunal Federal (STF) visita, em comitiva, a Ilha do Combú, na tarde da próxima quarta-feira, 28, a partir das 14h30. A ilha integra administrativamente Belém e está distante cerca de 40 minutos de barco.

O ministro Lewandowski que estará acompanhado do desembargador João Maroja, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, e do vice-presidente, Ricardo Nunes, deve visitar a seção localizada na escola municipal Silvio Nascimento, onde votam 337 eleitores. A seção é vinculada à 76ª Zona Eleitoral. O desembargador João Maroja e equipe técnica do TRE do Pará estarão prestando esclarecimentos ao ministro, sobre os esforços praticados para garantir o direito à cidadania por meio do voto.

Urnas - Este ano, o TRE do Pará já irá utilizar urnas com nova tecnologia a fim de prevenir problemas técnicos como os ocorridos em 2008. Um total de 16 mil novas urnas serão utilizadas nas eleições de outubro, todas já em fase final de testes e já prontas para serem transportadas para o interior, onde serão utilizadas. Os equipamentos foram enviados ao Pará após a solicitação feita ao TSE pelo presidente João Maroja, em 2009, momento em que apresentou um estudo técnico, onde entre outras realidades, destacou as peculiaridades geográficas, como devem ser conferidas no Combú.

Ainda na Ilha do Combú, o ministro Ricardo Lewandowki conhecerá projetos sociais e educativos desenvolvidos pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE), do TRE do Pará. Os projetos incentivam crianças, jovens e adultos a participarem do processo eleitoral por meio dos programas Eleitor do Futuro, Eleitor Alfabetizado, que já possibilitou a formação de 600 pessoas. Lewandowski terá contato ainda com o programa Caravana da Cidadania.

Da Ilha do Combú, a comitiva do ministro Ricardo Lewandowski chega por volta das 16h à Estação das Docas, e segue para a sede do TRE. Lá, visita às obras do Centro Cultural da Justiça Eleitoral do Pará, que será inaugurado em novembro deste ano. Às 17h está prevista uma entrevista coletiva. O ministro sai em voo particular de Belém, às 9h40 do dia 29, rumo à capital cearense.

0 comentários: