Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Amazônia aprova referendo para decidir sobre fuso horário no Norte

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional aprovou na quarta-feira (7) a realização de referendo em 6 municípios do Amazonas e em 18 municípios do Pará que tiveram a sua hora legal alterada pela Lei 11.662/08 para saber se os moradores consideram a alteração conveniente e oportuna.

O referendo está previsto no Projeto de Decreto Legislativo 2302/09, do Senado, que prevê a realização do referendo em conjunto com as eleições seguintes à aprovação do projeto.

A Lei 11.662/08 adiantou em uma hora os relógios do Acre e de parte do Amazonas e do Pará. O Acre e parte do Amazonas saíram do fuso horário Greenwich “menos cinco horas” para o fuso Greenwich “menos quatro horas”. Já a parte ocidental do Pará saiu do fuso horário Greenwich “menos quatro horas” para o fuso horário Greenwich “menos três horas”. Com a lei, o Brasil ficou com o total de três fusos horários – anteriormente eram quatro.

O relator, deputado Marcelo Serafim (PSB-AM), explicou que há vantagens em diminuir os fusos, aproximando os horários das maiores empresas, as principais bolsas de valores e a sede das financeiras brasileiras mais importantes. Por outro lado, argumenta, também são válidas as razões dos que se queixam da insegurança nas primeiras horas da manhã e dos distúrbios biológicos que podem ser causados no organismo das pessoas.

“Torna-se fundamental ouvir a população dos municípios afetados pela mudança de horários para que ela possa definir o que é do seu interesse”, afirma.


Fonte: AICF
Autor: AICF

0 comentários: