Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Pará vacina 287 mil crianças no 1º dia da campanha nacional

No Dia Nacional de Vacinação contra a paralisia infantil, o Pará tinha vacinado até as 19h30 de ontem sábado (12) 287.672 crianças menores de cinco anos, representando uma cobertura de 37,98%, o que é considerado satisfatório pela coordenadora estadual de Imunização, Jaíra Ataíde. A meta é vacinar 744.818 crianças e todas as Regionais de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) enviaram dados da campanha para o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).

Com o tema "Vacinou, é Gol", no Pará o pontapé inicial da 1ª etapa da Campanha de Vacinação foi dado, às 9h30, na Unidade de Saúde João Coelho Serrão, no município de Marituba, pela secretária adjunta da Sespa, Fernanda dos Santos, juntamente com a coordenadora estadual de Vigilância à Saúde da Sespa, Ana Helfer; a secretária municipal de Saúde de Marituba, Luana Couto; a coordenadora municipal de Vigilância à Saúde, Ana Gabriela Andrade Carreira; e a coordenadora municipal Iolene Souza.

A abertura também contou com a presença de Zé Gotinha e sua namorada, teve animação musical e apresentação de carimbó pelo grupo de dança do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Marituba, que atende portadores de transtornos mentais.

Em seu pronunciamento, a secretária adjunta da Sespa, Fernanda dos Santos, ressaltou que a campanha de vacinação é um trabalho conjunto do governo federal, Estado e municípios. "É para fazer gol de placa para prevenção da paralisia infantil", disse a secretária, ressaltando que as campanhas de vacinação contra a paralisia infantil são importantes para manter o vírus erradicado no País, que não registra caso da doença há mais de 20 anos.

Na ocasião, ela elogiou o trabalho desenvolvido pela enfermeira Ana Helfer à frente da Coordenação Estadual de Vigilância à Saúde, que, com sua equipe, tem enfrentado grandes desafios na área de saúde pública.

A secretária de Saúde de Marituba, Luana Couto, agradeceu à Sespa por escolher seu município para fazer a abertura oficial da Campanha e informou que a meta do município é vacinar 9.623 crianças menores de cinco anos de idade.

De acordo com Ana Helfer, o Pará tem mantido cobertura vacinal de 95% tanto na rotina quanto em campanhas, que é a cobertura mínima determinada pelo Ministério da Saúde.

A Campanha Nacional de Vacinação continuará até o dia 25 de junho, portanto os pais e familiares que não levaram suas crianças para receber a vacina ainda podem fazê-lo e proteger seus filhos como fez a dona de casa Maria da Conceição Souza, que levou a filha Jennifer, de um ano de idade, ao posto de vacinação em Marituba.

Além da vacina contra a paralisia infantil, estão sendo oferecidas vacinas contra hepatite B, rubéola, sarampo e caxumba, para as crianças com esquema vacinal em atraso.


Fonte: Sespa
Autor: Sespa

0 comentários: