Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

IV Campanha de Prevenção de Queimaduras causadas por fogos de artifícios

Alunos de escolas do entorno do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência começam nesta terça-feira (8) a participar da IV Campanha de Prevenção de Queimaduras causadas por fogos de artifícios, que inclui palestras com profissionais do Centro de Tratamento de Queimados (CTQ).

Cerca de 300 alunos de escolas municipais próximas ao Hospital participarão das palestras. Na ocasião serão apresentados slides, com casos de queimaduras envolvendo fogos de artifícios, água quente, líquidos inflamáveis e eletricidade, entre outros acidentes.

Em 2008, o Centro de Tratamento de Queimados recebeu 356 vítimas. Em 2009, este número aumentou para 403, totalizando 759 pacientes. Em primeiro lugar, com 51,7% dos casos, ficaram as crianças na faixa etária de 0 a 09 anos, seguidas por jovens/adultos na faixa etária de 20 a 29 anos (12,6%). Os agentes causadores mais comuns são o líquido quente, em 29,2% dos casos, e o líquido inflamável (19,8%).

Os profissionais alertarão as crianças, pais e professores sobre os cuidados que se deve ter principalmente nas residências, já que a maioria dos acidentes com queimaduras ocorre no ambiente doméstico. A maior parte dos casos envolve acidentes com líquidos quentes, como água, café e mingau, e com líquidos inflamáveis, como o álcool.

Um concurso interno entre as crianças atendidas na Pediatria e no Centro de Queimados, foi realizado para a criação do mascote da campanha. O vencedor receberá um prêmio na abertura do evento.

0 comentários: