Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Belo Monte é essencial para o suprimento de energia, diz Delcídio Amaral

O senador Delcídio Amaral (PT-MS) disse que a construção da usina de Belo Monte representa uma vitoria do povo brasileiro e que o empreendimento é essencial para o suprimento de energia do país.

No final da tarde, o consórcio Norte Energia - que tem participação da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), da construtora Queiroz Galvão e outras empresas - venceu o leilão para a construção do empreendimento, após diversos questionamentos judiciais. Na avaliação do senador, a edição de liminares faz parte do Estado Democrático de Direito.

Delcídio Amaral lembrou que atuou na construção da usina de Tucuruí, no Pará, e que esse empreendimento também foi objeto de liminares na Justiça, nos anos de 1980.

O senador destacou que as usinas atuais deixaram de constituir grandes reservatórios, como Tucuruí, "foram encolhendo" e começaram a operar a fio d'água (geração de energia no fluxo do próprio rio), como forma de evitar a formação de lagos gigantescos e minimizar impactos ambientais.

- As soluções adotadas para Belo Monte mitigam os grandes impactos, trazem menos transtornos à população - afirmou, destacando a necessidade de qualificação de mão de obra local para a construção da usina.

Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) disse que a sociedade evoluiu muito nos últimos anos e que, atualmente, qualquer empreendimento, seja em que área for, tem que levar em conta a viabilidade econômica e a sustentabilidade ambiental.


Fonte: Assessoria de Imprensa
Autor: Assessoria de Imprensa

0 comentários: