Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Idesp discute parceria para redução de desmatamento em São Félix do Xingu

O Instituto de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental do Estado do Pará (Idesp) receberá nesta terça-feira (16), às 9 horas, representantes da organização internacional The Nature Conservancy (TNC), uma entidade sem fins lucrativos, para discutir a implantação do projeto Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação de Florestas (Redd), no município de São Félix do Xingu, sudeste paraense. O encontro será na sede do Idesp e pretende apresentar o projeto piloto das iniciativas a serem implementadas no município, ainda marcado por ações de degradação do meio ambiente.

Segundo estimativas, dois terços das emissões anuais de CO² do Brasil provêm do desmatamento da Amazônia. Visando reduzir esses índices, já é pauta nas discussões internacionais sobre as mudanças climáticas, lideradas pela Organização das Nações Unidas (ONU), o pagamento pela Redd. A iniciativa tem lugar de destaque por se tratar de um mecanismo internacional, que pode contribuir para diminuir as emissões por meio da compensação financeira aos países em desenvolvimento ou segmentos produtivos que mantiverem suas florestas preservadas.

Para implementar a iniciativa, o Idesp assumiu compromissos no Plano de Prevenção, Controle e Alternativas ao Desmatamento (PPCAD-PA), de construir parcerias e apoiar projetos piloto para implementação de mecanismos de Redd; e estabelecer e instituir os parâmetros para a certificação de projetos de Redd no Estado.

0 comentários: