Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Marabá dissolveu Conselho de Saúde

Quando assumiu a administração do município de Marabá, no início de 2009, o prefeito Maurino Magalhães declarou que o sistema de saúde estava na UTI (Unidade de terapia Intensiva). Passado um ano de gestão, a população ainda não conseguiu ver mudança no quadro. Atendimento precário nos hospitais está entre as principais reclamações do município, que é caracterizado como pleno no sistema de saúde para atendimento de baixa, média e alta complexidade e recebe recursos estaduais e federais.

Para Demerval Bento, do Sintesp (Sindicato dos Trabalhadores em Saúde Pública no Pará) a estrutura do Hospital Municipal de Marabá, bem como do Hospital Materno Infantil (HMI) e dos postos de saúde é precária. “Os repasses não são suficientes, mas se fossem bem administrados, sem desvios de finalidade, a realidade estaria bem diferente hoje”, avalia.

O representante sindical revela que o Conselho Municipal de Saúde, que tinha uma postura de fiscalizador, acabou sendo exonerado por decreto municipal em 2007. “Não estávamos aprovando as contas da SMS e questionávamos muitas notas que não batiam”, protesta. Os conselheiros ainda brigam na justiça para tentar revogar do decreto.

Em outubro do ano passado, a Polícia Federal desmontou um esquema que fraudava licitações para compra de medicamentos e materiais médico-hospitalares para a Secretaria Municipal de Saúde. Cinco funcionários da secretaria foram presos, entre eles o ex-secretário Nagilson Rodrigues. Hoje, a secretaria argumenta que falhas no atendimento resultam da falta de pessoal.


Socorro Silva
Gestão em Serviços de Saúde
Plenária de Saúde e Asse. Tec. do SINTDACPA

1 comentários:

Anônimo disse...

Zildene;

Em Capanema o Galego baixou um decreto tipo aqueles da Cobel e extiguiu o conselho de saúde de Capanema.

Agora a prefeitura ficou 90% Cobel: Olimpio na Administração (ex-comercial da cobel), Edmilson Bate Páu (Ex-conferente de cerveja), Murrieta (ex-nada), Jacinto (Ex-Ovo e atual exterminador de Macaco), O Irmão da Saval na Obras (Engenheiro da Cobel e fazenda), O Marinho (Puxa saco mor) Serviços Gerais de Fofoca, etc...