Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Mais de 10 mil pessos brincam no Carnaval ecológico de Curuçá

Curuçá (PA) - O técnico em informática Jerônimo Cabral, 38 anos, foi um dos primeiros foliões a tirar a roupa para brincar o carnaval, neste domingo (14), em Curuça, a 130 km de Belém (PA). Ele estava animado. Era a terceira vez que ia entrar na área do mangal para lambuzar o corpo e desfilar no bloco Pretinhos do Mangue. "O carnaval com o abadá mais ecológico e barato do Brasil é o de Curuça", disse ele, apenas de sunga.

Igual a Jerônimo, outros tantos se despiram e pintaram o corpo com o barro do mangue para se devertir e, principalmente, chamar a atenção da sociedade para a importância de preservar o meio ambiente. Uma brincadeira de amigos que virou bloco de sujo há 21 anos, hoje, foi reconhecido como patrimônio cultural imaterial do Pará, projeto aprovado na Assembleia Legislativo do Estado.

Dona Eunice Silva, de 70 anos, sempre desfilou no Pretinhos do Mangue em defesa da preservação . Ela é pescadora e teme pela extinção dos manguezais de onde se extrai o caranguejo. "A gente tem que proteger para não deixar acabar", disse a aposentada. Dona Eunice contou ainda que, na semana passada, deixou a maré baixar, foi ao mangue e conseguiu capturar 60 caranguejos para alimentar a família.

Centenas de pessoas participam do bloco, incluido crianças acompanhadas dos responsáveis. A diversão é animada por um trio elétrico. Um caranguejo gigante é a única alegoria do bloco que, este ano, teve como tema o aquecimento global. Nos últimos anos, o Pretinhos do Mangue divulgou a cidade e atraiu turistas para o município. Em 2010, mais de 10 mil pessoas foram passar o Caranval em Curuça, segundo os órgãos de segurança da cidade.

O casal Francisco e Maria Fonseca, ambos funcionários públicos que moram em Belém, foi passar o carnaval em Curuça, pela primera vez, e gostou muito do que viu, quando o bloco dos pretinhos passou pela avenida. "A mensagem da preservação é muito bonita", disse ele. "Para ano, a gente vai entrar (no bloco)", afirmou ela.

Apoio - O governo o Pará destinou 43 mil reais para ajudar na realização do carnaval em Curuça. A cidade abriu o desfile de blocos no sábado (13) e encerra a programação nesta terça-feira, 16. Ao todo, são 21 blocos que se apresentam na principal rua de Curuça. A prefeitura contratou 80 seguranças particulares para apoiar o trabalho da Polícia Militar e da Guarda Municipal.

No ano passado, de acordo com informações do comandante da Guarda Municipal, Heráclito Ferreira, não houve registro de ocorrências graves durante o carnaval curuçaense. Este ano, o movimento de foliões nas ruas, a presentação dos blocos e as festas paralelas que ocorrem na cidade andam dentro da normalidade, sem incidentes ou violência. O clima na cidade é de tranquilidade e muita alegria.

O mercado e a feira da cidade estão abastacidos. Os poucos hotéis existentes no município estão lotados. Neste domingo, os resturantes ficaram cheios. O chefe do departamento de turísmo local, Henrique Campos, informou que a demanda pelo turismo no município aumentou, mas a cidade tem poucos leitos, apenas 192 nas hospedarias. Mesmso assim, Curuça recebeu, no começo do ano, o selo de Município Turístico da Paratur.


Fonte: Secom
Autor: Secom

0 comentários: