Siga nosso blog!

Segudores do Google +

Amigos do Facebook

--=

Pará Notícias

Um novo conceito

Recadastramento biométrico inicia hoje em Capanema

O recadastramento biométrico inicia nesta terça-feira [15] a partir das 8h, no colégio São Pio X em Capanema, única cidade no estado do Pará a receber a tecnologia para as próximas eleições [2010].

Segundo o Desembargador João Maroja, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Pará, não haverá prorrogação.

“Não haverá prorrogação do prazo. Dia 25 de janeiro é o último dia do recadastramento e quem não fizer terá o título de eleitor cancelado. O cidadão que não fizer ficará impedido, por exemplo, de fazer concurso público”, disse o desembargador João Maroja durante o Programa Bastidores do Poder, no último sábado [12], na Rádio Educativa FM.

Os 30 kits Bio, equipamentos que irão coletar as impressões digitais, a imagem e os dados dos cerca de 45 mil eleitores, já estão instalados no ginásio do colégio São Pio X, no centro da cidade.

Uma equipe formada por cerca de 100 pessoas, servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE/PA) e do poder público municipal estão trabalhando para o êxito do recadastramento eleitoral no Pará. A Justiça Eleitoral investiu em torno de R$ 180 mil no serviço e celebrou um convênio de “mútua colaboração” com a prefeitura para garantir segurança, limpeza, transporte para eleitores de localidades mais afastadas do centro, disponibilidade de pessoal e apoio na divulgação da biometria.

Cada “kit bio” tem um leptop, onde serão armazenados os dados de cada cidadão; um scanner para a captura das digitais do (a) eleitor (a) - serão coletadas as digitais dos 10 dedos das mãos - e uma câmera fotográfica para o registro da imagem do rosto de cada pessoa. Nas ruas, nos bancos, farmácias, mercados, feiras, prédios comerciais diversos, nas repartições públicas, faixas e cartazes convocam o eleitorado para tomar cada vez mais em suas mãos o poder da cidadania por meio do recadastramento biométrico.

O recadastramento é obrigatório e gratuito. Quem deixar de fazê-lo terá seu título cancelado e sofrerá as sanções previstas em lei. Para os ausentes, expirado o prazo da biometria, a regularização poderá ser feita somente no Cartório da 25ª Zona Eleitoral até o dia 5 de maio, quando fecha o cadastro eleitoral. Quem fizer o recadastramento estará em dias com a Justiça Eleitoral, tem todos os seus direitos civis garantidos e poderá se orgulhar de votar nas próximas eleições no mais moderno e seguro sistema de captação de votos do Brasil e do mundo.

Programação especial

O Programa Bastidores do Poder terá programação especial, nesta terça-feira, a partir das 14h com assuntos relativos à biometria e as regras para as eleições 2010.

Os internautas poderão fazer questionamentos aos convidados especiais através do Chat no site www.jornalismopolitico.com


Fonte: Jornalismo Político e Ascom TRE
Autor: Jornalismo Político e Ascom TRE

Foto: Ascom TRE

0 comentários: